Projetos sociais beneficiam mais de 80 mil pessoas no Pará

Em 2021, a Hydro e o Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) investiram, somando os esforços das duas organizações, mais de R$ 18 milhões em 25 projetos sociais e iniciativas de engajamento, com diferentes focos como educação, trabalho e renda, desenvolvimento econômico e social e fortalecimento de organizações sociais, que beneficiaram, juntos, mais de 80 mil pessoas, direta e indiretamente, em comunidades dos sete municípios onde a Companhia opera no Pará: Barcarena, Abaetetuba, Moju, Acará, Tomé-Açu, Ipixuna do Pará e Paragominas.

Pela Hydro, o projeto Trilhando Caminhos apoiou crianças e adolescentes do município de Barcarena com atividades culturais e esportivas no contraturno escolar, além de atendimento psicossocial para alunos, familiares e comunitários. No ano passado, o projeto teve 377 alunos matriculados, sendo 242 alunos recadastrados após busca ativa remota e presencial, 135 novos alunos inscritos no último trimestre do ano e 1355 atendimentos sociais realizados.

Já o Viver Cidadania, voltado para o fortalecimento dos serviços de Assistência Social de Paragominas e realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), ofereceu em 2021 54 horas de formação aos técnicos da secretaria, por meio de oficinas de planejamento, atendimento a idosos, empreendedorismo, além de apoio na produção da coleção de cadernos de atividades socioeducativas. Para 2022, um dos objetivos é a implementação de espaços de leitura abertos às comunidades e o retorno às atividades presenciais.


Buscando contribuir para a melhoria da qualidade da educação municipal de Paragominas, o programa Território do Saber, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), vem atuando em diferentes frentes. Em 2021, ofereceu cursos de aperfeiçoamento e especialização aos profissionais da rede de educação do município sobre temas mapeados localmente. Mais de 450 profissionais, entre professores, coordenadores, diretores, técnicos e lideranças de escolas urbanas, do campo, indígenas e da própria Semec, participaram dos cursos, seminários, oficinas e demais encontros do Território do Saber.

Para além dos cursos e formações, o programa deixou outro legado importante em 2021: a construção coletiva do currículo da Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (AJA), com proposta curricular construída por consultores, alfabetizadores e representantes dos alunos.

Empreendedorismo e apoio à agricultura familiar

O Embarca Amazônia, que atua em prol da formação para a educação de jovens empreendedores socioambientais, beneficiou cerca de 500 pessoas de 18 a 29 anos, dos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Moju e Paragominas em 2021. Por meio da oficina Despertar, os jovens descobriram como iniciar o empreendedorismo na Amazônia. “Os jovens e adultos de Abaetetuba precisam de incentivos como esses, proporcionados pelo curso, para formular ideais de sustentabilidade e criação de negócios. No mais, sou grato pela oportunidade de participar desse grandioso evento, acessível e eficiente, e pela contribuição dessa oficina para a cidade como um todo”, afirma um dos participantes, Carlos Costa, de Abaetetuba.

Já o ciclo de atividades do programa Ativa Barcarena contou, no último ano, com a participação de 91 agricultores de 21 comunidades rurais e das ilhas do município de Barcarena. Sua atuação é na assistência técnica rural e capacitação de produtores familiares; na organização da rede de atores socioprodutivos e na promoção de produtos com identidade local. Ao todo, foram desenvolvidos 91 Planos de Desenvolvimento das Unidades Produtivas a partir dos desafios enfrentados pelas famílias beneficiárias, com 203 visitas técnicas às unidades produtivas familiares e 17 oficinas sobre fabricação, diluição e aplicação dos bioinsumos agroecológicos. Para 2022, estão previstos mais seis ciclos de assistência técnica aos beneficiários.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square