Prêmio Sebrae Amazônia de Música celebra talentos de artistas da Amazônia
- blognewschristian
- 27 de ago.
- 3 min de leitura
No coração de Belém, em pleno Theatro da Paz, a Amazônia celebrou sua música e seus artistas na noite de 26/08. Foi nesse palco histórico que aconteceu a cerimônia do Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025, reunindo artistas, curadores, convidados e público em uma noite memorável.
A premiação das 28 categorias mostrou a força criativa da região, projetando os sons da Amazônia para todo o Brasil e para o mundo.
O Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 conta com patrocínio do Sebrae, Banpará e Equatorial Pará, por meio da Lei Semear (Fundação Cultural do Pará) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) e com apoio da Secult. A realização é da Oriente Multi Produções e Milk Produções, em parceria com a Cultura Rede de Comunicação.

Homenagens a Joelma e Mestre Damasceno
Além das premiações, a noite também foi marcada pelas homenagens à cantora Joelma (que em 2025 celebra 30 anos de carreira) e Mestre Damasceno. Em diferentes blocos ao longo da cerimônia, finalistas de diferentes estados da Amazônia interpretaram sucessos de Joelma: Naieme (PA), Patrícia Bastos (AP), Gabriê (RO), Emanuele Paz (MA), Manoelzinho do Acre (AC), Estela Ceregatti (MT), Arthur Espíndola (PA), Julia Passos e Naré (PA), e Elisa Maia (AM) fizeram versões de músicas da cantora. Mestre Damasceno teve um minuto de silêncio dedicado ao seu nome e obra durante a premiação.

Celebração da diversidade amazônica
Além da homenagem, a noite evidenciou a pluralidade de estilos e linguagens presentes na Amazônia. Entre novos talentos e nomes consagrados, a premiação reforçou o protagonismo da região em gêneros como música popular, urbana, instrumental, erudita, pop, rock, samba, forró e brega.
Confira os vencedores
A seguir, a lista completa dos vencedores do Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025, organizada por categorias:

“A música é parte essencial da economia criativa, e o Sebrae é parceiro nessa construção. Integramos os nove estados da Amazônia Legal e reunimos quase 80 artistas, reconhecendo sua potência e projetando nossa cultura para o Brasil e para o mundo”, destacou Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.
Maior incentivadora da cultura paraense, a Equatorial Pará entende que investir em arte é investir no desenvolvimento social e na valorização da identidade amazônica. Ao apoiar a iniciativa, a empresa reafirma seu compromisso com o fortalecimento da economia criativa e a promoção de oportunidades para os artistas locais.
“O Prêmio Amazônia de Música tem um significado especial porque dá visibilidade a talentos que representam toda a riqueza e diversidade cultural da Amazônia. Para nós, é uma forma de reafirmar nosso compromisso não apenas com a energia que chega às casas e empresas, mas também com a que move as pessoas: a arte, a cultura e a sustentabilidade. Acreditamos que apoiar iniciativas como essa contribui para preservar nossa identidade cultural, um patrimônio inestimável da região”, destaca Michelle Miranda, analista de Responsabilidade da Equatorial Pará.
“Nada disso é feito sozinho, há muitas pessoas e instituições a agradecer. Ver os artistas da Amazônia se sentindo valorizados me emociona, pois sinto que cumpri meu objetivo. Como artista, sei o quanto é difícil gravar, produzir e buscar recursos, e muitas vezes o resultado não vem. Por isso, ser indicado ou premiado reacende a esperança, fortalece o trabalho e inspira outros artistas a lançarem suas obras e, quem sabe, estarem aqui na próxima edição”, destacou Arthur Espíndola, idealizador do Prêmio Sebrae Amazônia de Música.
Mais informações: https://www.instagram.com/premioamazoniademusica
Comentários