top of page

Psica de Nazaré 2025: casa aberta no coração do Círio

Como tantos paraenses em outubro, o Psica abre as portas de casa para receber amigos e convidados de todo o Brasil para celebrar a maior manifestação religiosa da Amazônia e do país. Em transmissão pelo Youtube, o Psica narra cada detalhe do Círio a partir da perspectiva de vozes negras, periféricas, indígenas, ribeirinhas e LGBTQIA+. A festa do povo é contada pelo povo com uma programação que une cultura, fé, gastronomia, música e rock doido. 


ree

De 11 a 12 de outubro, o festival mergulha nas romarias com uma cobertura ao vivo do Círio Fluvial, da Trasladação e da Grande Procissão. O ponto de encontro é a Casa Dourada, centro cultural permanente do Psica que ocupa um casarão histórico na Cidade Velha, ao lado da Catedral da Sé — território emblemático onde nasce Belém, ponto de chegada da Trasladação e de partida da romaria colossal que reúne mais de 2 milhões de devotos pelas ruas da cidade.


Com curadoria que celebra os saberes da Amazônia e encontros que cruzam gerações, o Psica de Nazaré recebe artistas, pesquisadores, ativistas e personalidades como Karol Conká, Linn da Quebrada, Amaury Lorenzo, Leona Vingativa, Isabella Santorini, Layse, Valéria Paiva, Paulo Colucci, DJ Gilmar, Marcos Maderito, Elói Iglessias, Hellen Patrícia, Keila Gentil, Mariza Black, Michel Pinho, Zaynara, entre outras presenças confirmadas que fazem a ponte entre fé, cultura e transformação social.


Para acolher a multidão de fiéis, durante as madrugadas do Círio, o Varadouro Psica se torna local de descanso e cuidado. Localizado no Recanto das Amazonas, na Cidade Velha, esse espaço recebe romeiros com água, massagens e atendimento emergencial. É um gesto que reverbera o que o Círio representa de forma mais profunda: solidariedade, afeto, comunhão e fé partilhada. Enquanto muitos chegam de barco, ônibus ou a pé vindos de todos os cantos da Amazônia e do Brasil, o Varadouro é porto seguro, reforçando o compromisso do festival com o bem-estar coletivo.


O Psica de Nazaré 2025 tem patrocínio master da Petrobras via Lei de Incentivo à Cultura Rouanet e patrocínio do O Boticário, com Apoio da Tim através da Lei Semear. A realização é da Psica Produções, Meachuta, Fundação Cultural do Pará e Governo do Pará, e Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.


ALMOÇO DAS MATRIARCAS

No sábado, 11 de outubro, é o momento de reunião em torno de um banquete amazônico: é dia do Almoço das Matriarcas, um rito de fé, afeto e ancestralidade servido à mesa. Neste momento em que as romarias tomam Belém e a cidade inteira se move por devoção, as cozinheiras-mães, avós, filhas e chefas se reúnem para alimentar não apenas os corpos cansados da caminhada, mas também as almas que buscam acolhimento, pertencimento e identidade.


A maniçoba é obra de Dona Lourdes, a grande Matriarca do Psica, é avó de Jeft e Gerson, criadores do movimento Aos 85 anos, ela é símbolo vivo da culinária ancestral. Durante sete dias, Dona Lourdes acompanha com precisão os momentos certos de cada ingrediente na panela, guiada pelo aroma e pela memória. Sua maniçoba — espessa, escura, profunda — é a melhor da cidade. 


Dona Flávia traz o famoso Tacacá da Flávia, com 35 anos de tradição; Mãe Jucy, transforma o vatapá em oferenda de axé; as irmãs Nazaré e Rose Reis, do projeto As Negonas, adoçam o menu com sua Torta Maria Isabel; Dona Fafá, traz em seu famoso pato no tucupi a síntese da cozinha popular de Belém: simples, potente e cheia de alma; e Dona Zezé, de Cachoeira do Arari, guardiã do Frito do Vaqueiro marajoara. 


POCKET SHOWS

A trilha sonora do Psica de Nazaré mistura tradição e experimentação, fé e dança. No barco do Círio Fluvial (11), o grupo Africanos de Icoaraci abre os caminhos com carimbó ancestral e urbano, fazendo do rio uma extensão do terreiro. Félix Robatto e Afro Axé Dudu aquecem a Casa Dourada com a energia vibrante da guitarrada e do batuque. No domingo (12), o protagonismo queer da Amazônia brilha em um encontro potente entre Flor de Mururé, Borblue, Íris da Selva e Elói Iglesias — uma celebração sonora do Círio como espaço de múltiplas vozes e identidades.


Programação Psica de Nazaré


11/10 – Sábado

  • Círio Fluvial

  • Café da manhã servido aos convidados antes do início da programação no barco. Apresentações musicais e DJs ao longo da romaria.


  • Almoço das Matriarcas

  • Recepção da Casa Dourada com um banquete amazônico completo, preparado por mulheres chefas de cozinha do Pará.


  • Romaria da Trasladação / Romaria das Luzes

  • Programação cultural e musical na Casa, acompanhando a chegada da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.


  • Varadouro Psica das 20h às 02h | Recanto das Amazonas - R. Siqueira Mendes, 216 - Cidade Velha, Belém - PA

  • Tenda de acolhimento aberta ao público com entrega de água, tomada para carregar celular, massagistas e socorristas à disposição. 


12/10 – Domingo 

  • Romaria do Círio de Nazaré

  • Programação cultural e musical na Casa, acompanhando a saída da imagem da Santa no Círio de Nazaré, com experiência gastronômica completa. Almoço a partir de 10h.


  • Varadouro Psica das 06h às 10h  | Recanto das Amazonas - R. Siqueira Mendes, 216 - Cidade Velha, Belém - PA

  • Tenda de acolhimento aberta ao público com entrega de água, tomada para carregar celular, massagistas e socorristas à disposição.

 
 
 

Comentários


bottom of page