top of page

Restaurante em Belém ensina a fazer joelho de porco defumado para a ceia Natal



Prato criado há mais de 20 anos pelo chef Dedé Parente é um dos mais famosos do Engenho Dedé e venda chega a triplicar para as festas de final de ano.

O Natal é uma das datas mais deliciosas do ano devido aos diversos pratos tradicionais, entre eles o bacalhau e o Peru. No entanto, em Belém, o restaurante Engenho Dedé aposta em um prato diferenciado que faz sucesso no estabelecimento e, também, todos os anos, é muito pedido pelos clientes para as ceias de Natal e Ano Novo: o joelho de porco. A receita foi criada há mais de 20 anos pelo chef Dedé Parente, proprietário do local e vencedor do prêmio Dólmã, reconhecimento máximo da gastronomia brasileira.



De acordo com Mateus Ribeiro, gerente do Engenho, o prato é um carro-chefe do estabelecimento, podendo ser consumido no local durante todo o ano. Porém, em dezembro, as vendas do joelho de porco chegam a triplicar por conta das festas de final do ano, o que mostra que a receita faz parte da tradição de muitas famílias em Belém.

“Em Belém, somos uma das poucas casas, senão a única, especializada em joelho de porco. Então, os clientes nos enxergam como referência na receita. Como ele é um prato farto, que serve tranquilamente 4 pessoas, muitas famílias encomendam com antecedência o joelho já pensando no preparo  para a ceia das festas de final de ano”, comenta Mateus.

Vale destacar que o cliente pode comprar o joelho como prato para degustar no restaurante ou até mesmo comprar a peça inteira pra fazer em casa. Além disso, nessa época do ano, o restaurante aceita encomendas para as ceias e faz o preparo no próprio estabelecimento para que o cliente retire já pronto tanto no dia 24 quanto no dia 31 de dezembro.

“Sabemos que muitas famílias não têm tempo de preparar todos os pratos no dia do Natal ou Ano Novo por conta da correria das datas, então pensamos nesse método para facilitar a vida do cliente e entregar o joelho já pronto pra ser servido”, afirma Mateus.


A receita


A receita do joelho de porco do Engenho Dedé é simples. O restaurante vende a peça inteira e defumada. Para preparar é necessário levar ao forno por 2 horas a 180ºC, e, para finalizar, é necessário fritar até chegar ao ponto de pururucar. E pronto, o prato pode ser servido com os acompanhamentos.


bottom of page