top of page

Roda de Conversa, Sarau e últimos dias para ver a exposição “Tó Teixeira: Mergulho na Vida e Obra” no MIS-PA

Após quatro meses aberta ao público, a exposição “Tó Teixeira: Mergulho na Vida e Obra” vai chegando ao fim, mas antes, realiza neste sábado, 30 de agosto, uma programação especial no Museu da Imagem e do Som do Pará (MIS-PA), intitulada “Violão e Memória – Roda de Conversa e Sarau”.


A programação inicia às 10h, no Palacete Faciola, sede do MIS-PA, reunindo artistas, pesquisadores e parceiros que estiveram envolvidos na realização da mostra, uma oportunidade de partilhar histórias, experiências e reflexões sobre o legado de Tó Teixeira.


ree

A roda de conversa terá a participação do pesquisador e músico Salomão Habib, do fotógrafo Miguel Chikaoka, do curador Alexandre Sequeira, da produtora Makiko Akao e do artista Nando Lima, responsável pela montagem da exposição. O encontro se desdobra em sarau, com direito ao violão de Tó Teixeira na interpretação de Salomão Habib, num diálogo direto com a memória musical de um dos grandes mestres da cultura paraense.


O projeto Tó Teixeira Mergulho na Vida e Obra foi contemplado pelo edital Rouanet Norte, com patrocínio do Banco da Amazônia, Correios, Banco do Brasil e Correios. A realização é do Ministério da Cultura e Governo Federal, com produção da Kamara Kó Fotografias. Apoio do Governo do Estado via Secult-Pa.


Só até domingo para visitar


Além da programação deste sábado, 30, o público ainda poderá conferir a exposição até domingo, 31 de agosto.


A mostra apresenta ao público a trajetória de Antônio Teixeira do Nascimento Filho, o Tó Teixeira (1893–1982), violonista, compositor, encadernador e primeiro professor de violão da Amazônia. Negro, autodidata e pioneiro, Tó foi também o primeiro músico a realizar um recital de violão no Pará. Sua obra inclui valsas, choros, ladainhas, sambas e carimbós, além de ter incorporado o violão ao ritmo do bambiá, considerado precursor do carimbó.

ree

Ao longo de sua realização, a exposição não se restringiu à exibição de acervos, partituras, documentos e fotografias. O projeto promoveu uma série de atividades formativas e inclusivas, como visitas guiadas com acessibilidade em Libras e audiodescrição por QR Codes, visitas guiada com Libras, uma delas especial para alunos surdos do Instituto Smaldone e oficinas educativas.


Também foram realizadas palestras, entre elas a de Salomão Habib sobre a pedagogia do violão na obra de Tó, além da exibição do documentário “Tó Violão Mestre”, dirigido por Felipe Cortez. A mostra trouxe ainda a produção contemporânea ao convidar artistas visuais como Armando Sobral, Dias Junior, Bruno Rocha e Petchó Silveira, ampliando a experiência e lançando novas perspectivas sobre o legado do mestre.

ree

No percurso expositivo, o público se conecta a documentos, registros sonoros e visuais, fotografias e partituras que revelam diferentes facetas da vida e da obra de Tó Teixeira, reconhecido como um dos nomes mais importantes da música amazônica do século XX. A mostra transporta os visitantes para lugares simbólicos da vida do artista, como sua casa no Umarizal, o ateliê de encadernação e o palco do Theatro da Paz, onde foi homenageado em 1980. Ao todo, três salas estão ocupadas pela exposição. Em uma delas, também é possível assistir o documentário Tó Violão Mestre, dirigido por Felipe Cortez.


Serviço


O que: Exposição Tó Teixeira Mergulho na Vida e Obra - Finissage com Violão e Memória: Roda de Conversa e Sarau.

Data: Sábado, 30 de agosto, às 10h.

Local: Museu da Imagem e do Som do Pará – Palacete Faciola

Av. Nazaré, 132 – Belém/PA. Visitas até domingo, 31 de agosto, das 9h às 17h. Entrada gratuita

 
 
 
bottom of page