Roda de Samba Fé no Batuque faz homenagem para São Jorge e Vinícius Gonçalves na Feira do Açaí

No mês dedicado às comemorações pelo dia de São Jorge, que é sincretizado nas religiões de matriz afro com o orixá Ogum, a Roda de Samba Fé no Batuque presta sua homenagem a essas divindades com o samba “Abre a Roda para São Jorge”. O evento também será uma homenagem à memória do jovem Vinícius Gonçalves Taata Kimbelenkosi, assassinado brutalmente, no último dia 20, no bairro do Guamá. O samba reunirá várias atrações artísticas, nesta sexta-feira, 3, na Feira do Açaí, a partir das 19h.

A roda de samba já virou tradição realizada sempre na primeira sexta-feira de cada mês, na Feira do Açaí, com a proposta de ocupação cultural para levar a cultura do samba e da musicalidade de terreiro de forma popular e democrática. A marca da Roda de Samba Fé no Batuque é uma imagem de São Jorge e Zé Pilintra no centro da mesa com toalha branca e incenso. Em volta dela, o grupo e seus convidados interpretam grandes sucessos do samba de raiz, além de músicas autorais.


O evento também será uma homenagem e um grito de protesto pela morte do jovem Vinícius Gonçalves, executado cruel e injustamente. Vinícius completaria 21 anos no dia 03 e era filho de Ogum na sua religiosidade. Praticante do Candomblé, era sacerdote no terreiro Mansu Nangetu. Ele era apreciador das rodas de samba da Fé no Batuque e, inclusive, se apresentaria nesta próxima edição com seu grupo de samba de viola. Por tudo que representava, Vinícius receberá essa homenagem da roda de samba.

Para as homenagens, a Fé no Batuque receberá grandes participações: banda Acena, grupo Jogo do Samba, banda Lauvaite Penoso, coletivo Tamborimbó, grupo Sambagolê e as cantoras Marta Mariana e Maiara Almeida.

O grupo Fé no Batuque estará composto por Geraldo Nogueira, na voz e pandeiro; Neto Castro, na voz e violão; Marquinho Sorriso, na percussão; Ariran Teles, no cavaquinho; e Katarina Chaves, na conga.

A programação começa às 19h com a discotecagem especial da DJ Jack Sainha, também dedicada a Ogum, São Jorge e Vinícius . O evento é para pessoas vacinadas e é aberto ao público, com colaboração consciente.

Serviço

Data: 01/04, sexta-feira

Hora: 19h

Local: Feira do Açaí (Tv. Marquês de Pombal, Campina)

Informações: 98124-1363

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square