Ruth Costa leva o melhor do samba em show acústico no Sindmepa nesta quarta(23)

Conhecida por ser uma das representantes da mais nova geração do samba paraense, Ruth Costa chega à Quarta Musical do Sindmepa com show acústico de samba. A cantora será acompanhada por violão e uma percuteria. O repertório do show está repleto de música raiz e de mulheres sambistas que marcaram o ritmo, como Maria Rita e Ivone Lara. A apresentação é nesta quarta-feira, 23, às 19h, no Cineteatro do sindicato e transmissão ao vivo pelo perfil do @sindmepa no Instagram.


Dona de uma voz marcante, Ruth Costa começou a cantar ainda criança quando participou dos corais da igreja e pôde desenvolver o canto, influenciada pelos pais e artistas negras como Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Elza Soares e Nina Simone. A cantora também fez parte do grupo "Donas do Batuque", formado só por mulheres.



Ruth conta que este ano pretende voltar a fazer samba em espaços públicos, além de produções com outras artistas, e já antecipa: no próximo mês irá realizar uma roda de samba em homenagem ao Dia da Mulher Sambista. “Além de cantar, minha missão é fomentar essa música feita por mulheres, tanto na voz quanto nos instrumentos. Então eu produzo roda de samba e em breve nós vamos ter oficinas de percussão para mulheres, sendo a primeira na Terra Firme. Tem vários projetos para serem realizados”, acrescenta.


Para o show no Sindmepa, a cantora preparou uma seleção de samba raiz e samba reggae, mas sobretudo canções de mulheres sambistas. Ruth diz que geralmente canta várias músicas de mulheres que vieram antes dela, assim como de outras com projeto mais atual. Recentemente lançou seu primeiro videoclipe “Sou mulher preta”, disponível no Youtube. A música de trabalho também estará na Quarta Musical.


“A minha expectativa é que as pessoas possam se deliciar com o show, que possam comparecer presencialmente e curtir essa melodia agradável que é o samba, essa energia que é familiar, que é de roda e de encontros. E quem não puder ir, possa curtir em casa com sua família e se transportar para momentos afetivos através do samba, dessa música popular”, conclui.


Serviço

Quarta Musical com Ruth Costa

Entrada Franca

Dia: 23 de março de 2022

Hora: 19h

Local: Cineteatro do Sindmepa – Rua Boaventura da silva, n° 999.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square