São Paulo Companhia de Dança traz 2º ato do clássico“O Lago dos Cisnes” para Belém
- blognewschristian
- 5 de ago.
- 3 min de leitura
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) — corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Pró-Dança — se apresenta nos dias 9 de agosto, às 15h e às 20h, e 10 de agosto, às 17h, no Theatro da Paz, em Belém. Pela terceira vez na cidade, desta vez a SPCD leva ao palco sua versão do mais aclamado balé da história, O Lago dos Cisnes - II ato, por Mario Galizzi, e a premiada Agora, da brasileira Cassi Abranches.
A abertura fica por conta da Cia. de Dança Ana Unger, que apresenta Uma Dança
Antropofágica, de Ivan Franco e Christine Ceconello. Os ingressos estão à venda e podem ser adquiridos a partir de R$17,50 (meia-entrada) na bilheteria do teatro ou pela plataforma Ticket Fácil: https://bit.ly/3FUQZqd

“É uma alegria imensa voltarmos a Belém e poder compartilhar com o público essa programação tão plural, ao lado da Companhia de Dança Ana Unger. É uma oportunidade de encontro com a plateia por meio de obras que atravessam diferentes tempos, estilos e formas de expressão”, afirma Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança.
Uma Dança Antropofágica, da Cia. de Dança Ana Unger, propõe uma leitura coreográfica do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade, transpondo o conceito de antropofagia cultural para o corpo e o movimento. Inspirada no ritual indígena de incorporação simbólica dos valores do outro, a obra transforma essa metáfora em ação poética, reunindo dança contemporânea, música indígena, hip-hop, breaking e referências históricas da arte brasileira. Em sete cenas, a coreografia homenageia figuras como Eneida de Moraes e o Ballet Stagium, e promove o encontro de linguagens diversas, como as composições de Waldemar Henrique e Villa-Lobos, em um processo criativo que absorve e ressignifica expressões culturais distintas para refletir sobre identidade, resistência e criação.

Já o segundo ato do balé O Lago dos Cisnes é um marco na história da dança. Uma obra na qual dança e música se entrelaçam de forma sofisticada e intensa. No segundo ato, a narrativa gira em torno da princesa Odette, enfeitiçada pelo bruxo Rothbart, e seu encontro com o príncipe Siegfried.
Durante o dia, ela é aprisionada no corpo de um cisne; à noite, retoma sua forma humana, delicada, um ser que desperta o amor e o desejo de proteção no príncipe. Para quebrar o feitiço, precisa que um príncipe lhe jure amor eterno.
A última obra da noite, Agora, investiga o conceito de tempo em suas múltiplas dimensões — como ritmo musical, passagem cronológica e sensação térmica. Com movimentos que nascem da escuta do corpo e da música, Cassi Abranches constrói uma dança pulsante e orgânica, moldada individualmente em cada bailarino. A trilha sonora de Sebastian Piracés, que combina percussões afro-brasileiras, bateria, rock e canto, impulsiona a fisicalidade dos bailarinos em diferentes intensidades e camadas temporais. Reconhecida com o Prêmio APCA de Melhor Coreografia de 2019, a obra traduz o instante presente como potência de criação e transformação.

As apresentações da São Paulo Companhia de Dança em Belém são realizadas pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e São Paulo Companhia de Dança via Lei de Incentivo à Cultura Lei Rouanet, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. Patrocínio Itaú.
SERVIÇO:
SPCD EM BELÉM
Data e hora: 9 de agosto, às 15h e às 20h, e 10 de agosto, às 17h
Endereço: Theatro da Paz - Avenida da Paz, Praça da República, S/N - Campina, Belém - PA
Ingressos: à venda na bilheteria do teatro ou pelo link: https://bit.ly/3FUQZqd
Classificação: Livre
FICHAS TÉCNICAS:
Uma Dança Antropofágica
Proposta temática e conceitual: Paes Loureiro e Ana Unger
Coreografia: Ivan Franco (Bachianas Nº 4); Christine Ceconello (Canto Do Pagé)
Sonoplastia: Ismael Moreira De Melo
Design de luz: Rubens Vieira
Elenco: Cia De Dança Ana Unger
O Lago dos Cisnes - II Ato (2017)
Coreografia: Mario Galizzi, a partir de Marius Petipa (1818-1910) e Lev Ivanov (1834-1901)
Música: Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893)
Iluminação: Wagner Freire
Figurino: Tânia Agra
Perucas: Emi Perucas
Adereços: Robson Rui
Assistente de coreografia: Sabrina Streiff
Agora (2019)
Coreografia: Cassi Abranches
Música: Sebastian Piracés
Iluminação: Gabriel Pederneiras
Figurinos: Janaína Castro
Comentários