top of page

Samba da Feira do Açaí faz edição especial na sexta-feira véspera do Círio de Nazaré

Pelo terceiro ano consecutivo, o tradicional Samba da Feira do Açaí traz mais uma edição alusiva ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, é a “Batucada dos Romeiros”, realizada no ponto turístico de Belém, no Complexo do Ver-o-Peso, que é o coração do eventos que envolvem a festa religiosa paraense. A programação começa a partir das 20h, na sexta-feira, 6, e contará com várias atrações musicais convidadas pela Roda de Samba Fé no Batuque.


A edição “Batucada dos Romeiros” começa com a discotecagem da DJ Jack Sainha, seguida da apresentação do Grupo de Cultura Regional Iaçá com muito carimbó e música regional. O grupo, que é um espaço permanente de salvaguarda e fomentação das tradições da Amazônia, receberá a Mestra de Carimbó, Jesus Rodrigues, diretamente da região do Marajó, mostrando suas composições musicais.



O ápice da programação é com a Roda de Samba Fé no Batuque que recebe participações especiais e apresenta um repertório de grandes clássicos do estilo e músicas autorais. Dentre os convidados estão a cantora e instrumentista, Tici Santos; o sambista Tiago Lobato; o cantor e compositor Diogo Rosa, que também estará tocando banjo e apresentará sua música autoral “Me chama de preto que eu gosto”; o percussionista, Batatinha; e o sambista Juninho do Beco. A base da roda de samba Fé no Batuque também estará composta por Geraldo Nogueira (pandeiro e voz), Fred Willian (flauta), Preto Cabano (percussão) e Neto Castro (voz e violão) e Leandro Lima (voz e cavaco).


Para encerrar a noite, o Grupo Samb’Axé levará muito samba de roda, tocado por ogans de nações como Angola, Ketu e Nagô, com o objetivo de unificar as nações de matrizes africanas, desmistificando e dando mais visibilidade para essas religiões.



“A primeira sexta-feira de cada mês já é sagrada para os ‘batuqueiros’ paraenses e conhecido como dia de Samba na Feira do Açaí. Quem gosta de samba e música popular paraense já marca na agenda e vem pra esse cartão postal de Belém tão bonito e importante para nossa cultura e história. E lá a gente celebra nossa cultura popular do samba ao carimbó”, ressalta Geraldo Nogueira, organizador do evento.


Projeto - O Samba na Feira do Açaí é uma iniciativa popular e independente, que ocorre desde 2020, promovida pela Roda de Samba Fé no Batuque em parceria com a Associação de Vendedores Ambulantes da Feira do Açaí. A programação promove uma ocupação cultural neste cartão postal de Belém, com o objetivo de democratizar a arte e a cultura, incentivar a economia local, além de valorizar artistas locais e o patrimônio histórico da cidade.


Fortaleça o Samba na Feira do açaí (formas de contribuir com a realização do evento):

Comprar bebidas dos ambulantes parceiros da roda.

Contribuir com um couvert consciente (pix ou ‘chapéu’).

Participar dos sorteios de brindes e da imagem de São Jorge.


Regras para conservar a Feira do Açaí que é patrimônio histórico:

Não sujar a Feira do Açaí (os ambulantes disponibilizam sacos de lixo).

Não urinar na Feira do Açaí (existem banheiros públicos no local).

Não estacionar dentro da Feira do Açaí, pois atrapalha os trabalhadores da feira.


Programação

20h - Dj Jack Sainha

21h - Grupo de Cultura Regional Iaçá

22h - Roda de Samba Fé no Batuque e convidados

00h - Grupo Samb’Axé



Serviço

Batucada dos Romeiros no Samba da Feira do Açaí

Hora: 20h

Data: 06/10, sexta-feira

Local: Feira do Açaí (Tv. Marquês de Pombal, Campina. Complexo do Ver-o-peso)

Informações: 98124-1363|98203-8913|@sambatuquefeiradoacai

Comments


bottom of page