top of page

Semana Estadual da Ciência e Tecnologia 2023 terá vasta programação em Belém


Dezembro chegou e com ele a V Semana Estadual da Ciência e Tecnologia 2023. Este ano, o evento terá como tema “Empreendedorismo e inovação entre rios e florestas”, e ocorrerá entre os dias 12 e 20 deste mês, em três lugares de Belém: Ilha do Combu, Parque da Residência e Parque de Ciência e Tecnologia (PCT - Guamá).


A programação terá oficinas de robótica e empreendedorismo, exposição de trabalhos nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade, debates, um tour guiado no PCT Guamá e ainda shows das bandas Nosso Tom, Banda O Bloco, Reggaetown, Projeto Saxobeat, Fé no Batuque e outras.



Durante a semana, o público terá acesso a apresentações de diferentes modalidades de produtos e processos que tem como objetivo   contribuir para uma economia sustentável na região.


Para Victor Dias, secretário titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação Superior Profissional e Tecnologica (Sectet) a feira abrirá uma oportunidade de debates sobre caminhos para uma nova economia inovadora e sustentável, principalmente no contexto amazônico “A V Semana Paraense de Ciência e Tecnologia coloca luz sobre ideias, projetos e produtos. A ideia é aproximar a sociedade desta produção paraense, inovadora e única”, destaca.


A Sectid 2023 é voltada ao público em geral e, principalmente, a todos os interessados no assunto, em especial os representantes de universidades e instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, institutos de ensino tecnológico, empresas públicas e privadas, além de  órgãos governamentais, ONGs e outras entidades da sociedade civil.


As inscrições podem ser feitas no site https://semanadacienciaetecnologia.tec.br/



Programação

 

Nas Ilhas 12 e 14 de dezembro

 

Entre os dias 12 e 14 de dezembro, uma Feira de Ciências será levada a estudantes de comunidades ribeirinhas na Ilha do Combu. Na ocasião, crianças e adolescentes participarão de oficinas de robótica e empreendedorismo, além de acesso a tecnologias de última geração como impressoras 3D e óculos de realidade virtual - onde, entre outros passeios, será possível visitar os Museus Paraenses tridimensionalmente.

 

No Parque da Residência (Teatro Gasômetro e Anfiteatro)

 

O Parque da Residência receberá expositores exibindo atividades nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade. Em paralelo, o evento conta com uma animada programação cultural tendo já confirmadas as presenças de: Nosso Tom, Banda O Bloco, Reggaetown, Projeto Saxobeat, Fé no Batuque e outras.

 

Palestras, oficinas, stands, seminários e exposições irão impulsionar a imersão dos participantes do evento.

 

Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá

 

No dia 20 de dezembro, haverá um tour guiado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, apresentando laboratórios e startups residentes do PCT, tais como: Inteceleri, MedBolso e Laboratório de Análises Supercrítica.

 

 

 

bottom of page