A Seresta do Carmo está de volta para resgatar a tradição e promover a valorização dos patrimônios históricos de Belém! Nesta sexta-feira, 29, será realizada uma edição especial no Boulevard da Gastronomia, em homenagem e celebração ao mês da Consciência Negra.
A programação gratuita, realizada pela Prefeitura de Belém, com patrocínio via edital do Banco da Amazônia (Basa) e Governo Federal, traz uma roda de conversa com o Zélia Amador de Deus, e apresentações musicais de Rosa Cor, Axé Dudu, Andréa Pinheiro, Galo Garnizé, João da Hora e Fábio Moreno.
“Novembro tem uma representação especial, por isso, decidimos realizar esta edição da Seresta do Carmo em alusão ao dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro em homenagem ao Zumbi dos Palmares. Estamos realizando esta edição no Boulevard da Gastronomia a pedido do Prefeito Edmilson, que no dia da inauguração, solicitou que uma das edições fosse realizada nesse território da cultura e da gastronomia. Assim, entregaremos uma programação especial ao público que celebrará a luta e a resistência de nossa ancestralidade”, reforça a Presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Inês Silveira.
Roda de Conversa - A programação iniciará às 18h00 com uma roda de conversa com Zélia Amador, no Espaço Belle Époque, bem ao lado do Point do Açaí, no Boulevard da Gastronomia. Nascida no município de Soure, localizado na Ilha do Marajó, Zélia Amador de Deus tem uma longa história, onde a educação, a arte e o movimento negro se fundem. Professora emérita da UFPA, atriz e diretora de teatro, ativista do Movimento Negro, é membro fundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA) e NEAB Grupo de Estudos Afro-Amazônico (GEAM/UFPA). Atualmente, ela é coordenadora da Assessoria da Diversidade e Inclusão Social da UFPA (ADIS).
Os interessados em participar da roda de conversa devem se inscrever, via formulário, pelo link: https://forms.gle/5KDZsRthiMJMyELGA. São 40 vagas disponíveis e os participantes receberão certificado digital após o evento.
Atrações musicais - Às 20h, a programação musical inicia com Rosa Cor, logo em seguida o Bloco Afro Axé Dùdù, que realizarão uma homenagem ao Mês da Consciência Negra, apresentando canções que denunciam o racismo, as desigualdades sociais e exaltam a beleza e autoestima da população negra, especialmente no Pará.
“Participar da Seresta do Carmos, que é esse evento histórico maravilhoso, que todo artista periférico, como eu, deseja participar e mostrar o seu trabalho. Eu quero mostrar o meu trabalho e divulgar a conciliação do canto, da arte com a luta dos direitos humanos. Especialmente por estarmos no mês de novembro, o mês da consciência negra, isso se potencializa. Então, esta edição da seresta será uma explosão de potência, onde falaremos, através das músicas, sobre a nossa resistência e sobre a luta de artistas negros na cidade”, declara a cantora Rosa Cor.
“Nós, do Bloco Axé Dùdù, estamos muito felizes em participar da seresta e levar a nossa mensagem através da nossa música. Somos um grupo que possui um trabalho político e pedagógico, e que utiliza a cultura como um instrumento de luta contra o racismo. Vamos finalizar o mês de novembro com muito axé e celebrando o mês da consciência negra”, reforça Elsa Rodrigues, integrante do Bloco Axé Dùdù.
A partir das 21h15, a programação terá continuidade com a apresentação de Andréia Pinheiro, que apresentará um repertório eclético de compositores e interpretes negros, variando do MPB ao choro.
Em seguida, às 22h, o Grupo Galo Garnizé, um dos mais tradicionais grupos de Belém, que realizam apresentações semanais na Casa do Gilson, subirá ao palco para fazer o público sambar. Às 23h, sobe ao palco, para uma participação especial, o cantor João da Hora. Para cencerrar a programação, às 23h30, o cantor Fábio Moreno subirá ao palco para apresentar um repertório voltado com o que há de melhor do samba.
A Seresta do Carmo - O projeto iniciou em Belém no ano de 1983 e seguiu até 1985, organizado pelo grupo de cultura da antiga Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), com a participação de artistas, trovadores, poetas, músicos, e outros artistas. O projeto foi reeditado durante os governos de Edmilson Rodrigues (1997 – 2000) e (2001 – 2004) na Prefeitura de Belém. Em 2024, a Seresta do Carmo retornou com realização da Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel, via patrocínio Banco da Amazônia e Governo Federal.
Programação:
18h - Roda de conversa com Zélia Amador de Deus
Local: Espaço Belle Époque ( Ao lado do Point do Açaí no Boulevard da Gastronomia)
20h - Rosa Cor
20h30 - Bloco Afro Axé Dùdù
21h15 - Andréa Pinheiro
22h - Grupo Galo Garnizé
23h - João da Hora
23h30 - Fábio Moreno
Serviço:
3ª Seresta do Carmo
Data: 29 de Novembro
Local: Boulevard da Gastronomia
Horário: a partir das 18h
Evento gratuito.
Comments