top of page

Sesc Ver-o-Peso abre inscrições para oficina de escritura de projeto de documentário

 

O Centro Cultural e Turismo Sesc Ver-o-Peso segue com a sua programação formativa na área do audiovisual. O artista e pesquisador Felipe Pamplona irá ministrar a oficina “Prática de Escritura de Projeto de Documentário: cego às avessas, como nos sonhos, vejo o que desejo...", no período de 25 a 28 de março, das 16h às 21h. As inscrições seguem abertas até dia 25 e são realizadas de forma presencial na unidade, sendo gratuitas para trabalhadores do comércio e dependentes. Mais detalhes podem ser encontrados em sesc-pa.com.br.



Segundo Felipe, “essa oficina tem como propósito apresentar as ferramentas e as etapas para a elaboração de um projeto de documentário. O objetivo principal é que ao final do curso cada participante saia com um projeto pronto para ser submetido aos editais regionais e nacionais”.

Em seu conteúdo programático “serão trabalhados os pilares conceituais e dispositivos narrativos, além das estratégias de abordagem conforme os seguintes tópicos: pesquisa como ponto de partida, logline, sinopse, argumento, personagens, estratégia de abordagem, o lugar do arquivo, a estrutura da entrevista (pauta, pré-entrevista, pré-roteiro) tom, visão do diretor, estrutura narrativa, dispositivos, mapa de sensações e referências estéticas”. 

A oficina será realizada no Sesc Ver-o-Peso. As inscrições são gratuitas para trabalhadores do comércio e dependentes, R$15,00 para empresários e conveniados e R$23,00 para o público em geral. O público-alvo são pessoas a partir de 16 anos.   

 



SOBRE

Felipe Nunes Pamplona é artista e pesquisador, mestre em cinema documentário pela Universidad del Cine, Buenos Aires-Argentina. Desenvolve projetos no campo das Artes Visuais e do Cinema, fazendo curadoria e programação, atuando como curador e programador de exposições e festivais. Foi responsável pela Mostra Metaesquema de Arte Contemporânea, Maquinária de Cine Experimental, Festival de Cine y Derechos Humanos en América Sur. É fundador, programador e curador do Amazônia Doc - Festival Pan-Amazônico de Cinema Documentário. Ministra aulas e workshops sobre vídeo experimental, cinema found footage e documetário. Filmmaker, produtor e fotógrafo, trabalha em documentários, clips e vídeos experimentais. Direção e fotografia de uma série de cinco videoclipes da Banda "Os Masdodontes" a banda mais expressiva do Norte do Brasil. "Entre o Fundo e o Meio do Céu", direção de fotografia, paisagem sonora e montagem. Trabalho premiado no edital nacional Itaú Cultural, exibido no Museu da Vale do Maranhão. "Jirau da Hidro", entrevista, direção e câmera. 14° Festival Taguatinga de Cinema - Melhor Filme pelo júri oficial. Direção e montagem da série de vídeos para mídias sociais dos 10 anos Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Direção e roteiro da websérie “Na Brea com Magrela: a engrenagem da bicicleta durante a pandemia em Belém” (Lei Aldir Blanc 2021).

 

SERVIÇO

Oficina “Prática de Escritura de Projeto de Documentário: cego às avessas, como nos sonhos, vejo o que desejo...", com Felipe Pamplona

Inscrições abertas até 25/03/2024 

Local: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilhos França, 522/523)

 

留言


bottom of page