top of page

Sesc Ver-o-Peso recebe a mostra Levantes Amazônicos

Tendo como tema central as relações entre imagens, emoções e lutas políticas, a exposição Levantes Amazônicos foi inaugurada no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso. Gratuita, a mostra está no 3º piso da unidade e tem visitação aberta ao público até 28/07, sempre de segunda a sexta, das 09h às 18h. Mais informações podem ser encontradas no perfil @projeto_levantes no Instagram. 



“O termo levantes pode ser utilizado como metáfora ou alegoria para diversas manifestações políticas, que incluem formas e corpos em movimento, desejos persistentes por justiça e emancipação, gestos indignados e desobedientes, mas também afirmações de liberdade, demonstrações de esperança e as múltiplas maneiras de re-existir e reinventar a si mesmo", explica o professor Leandro Lage, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA) e coordenador do projeto.  

A seleção dos artistas seguiu o tema da exposição, buscando valorizar a produção artística das múltiplas Amazônias. Com mais de 100 inscrições, o processo de curadoria foi realizado por um conselho popular, composto por Joyce Cursino, Takak Xikrin e Juliano Bentes. Ao todo, cerca de 50 obras de 43 artistas foram selecionadas com base em trabalhos que dão expressão visível e sensível às emoções e desejos que atravessam a história e o cotidiano de lutas e resistências dos sujeitos nas múltiplas culturas e territórios amazônicos.   



Ao privilegiar artistas e trabalhos das Amazônias, a exposição busca romper com os monopólios crítico-visuais sobre a região e acolher produções visuais emergidas das múltiplas experiências, vivências e realidades amazônicas.  

A exposição “Levantes Amazônicos” faz parte das ações dos projetos de pesquisa intitulados “O destino da indignação: imagem e sublevações na Amazônia” e “Alegorias do sofrimento e da resistência: disposições afetivas da política em imagens fotográficas”, realizados com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e também resulta de projeto de extensão homônimo, realizado a partir do Programa Eixo Transversal, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA). A Exposição Levantes Amazônicos é realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Belém, através da Fumbel, e do Sesc no Pará. 

 

SERVIÇO 


Sesc Ver-o-Peso recebe a mostra Levantes Amazônicos   

 


Visitação: até 28/07/2024 (segunda a sexta) 


Horário: das 09h às 18h 


Local: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilhos França, 522/523 - Campina) 

Entrada franca 

תגובות


bottom of page