top of page

SeuNeyzinho lança livro sobre etarismo e envelhecimento longevo

Segundo levantamento do IBGE, o número de idosos acima dos 65 anos cresceu 57,4% nos últimos 12 anos no Brasil. Mas como essa população pode conquistar uma velhice saudável, bem-sucedida e ativa? Quem compartilha dicas e insights científicos de como ter um envelhecimento longevo, pleno e feliz é o especialista em gerontologia, professor de Educação Física e instrutor de Mindfulness, Ney Messias Jr. no livro De volta ao começo: uma jornada pelo envelhecimento


Foto: Walda Marques


A partir de experiências pessoais, o autor – também conhecido como SeuNeyzinho nas redes sociais – mostra que é possível tornar o processo natural da velhice em uma experiência prazerosa, mesmo em meio às adversidades. Ao instigar a prática do autoconhecimento, Ney destaca a importância da saúde cognitiva, e como manter o bem-estar físico, emocional, social e financeiro, apresentando uma abordagem integrativa, positiva e ancestral em prol de uma maturidade consciente. 

O escritor propõe atividades práticas para exercitar o corpo, dicas de alimentação balanceada, como as finanças podem influenciar na velhice e, ainda, instiga ocupações que exercitam a mente e contribuem para uma melhor qualidade de vida. "Algumas escolhas simples estimulam a boa saúde. Por exemplo, atividades físicas, seja musculação ou caminhadas, são grandes marcadores de longevidade. Eles ajudam a estimular a fabricação de neurotransmissores essenciais para a cognição. As atividades artísticas, leitura e jogos de tabuleiro também, pois são ferramentas terapêuticas com comprovação científica para o bem-estar mental", complementa o autor.

Somada às recomendações para vivenciar o melhor da maturidade, Ney Messias Jr. também alerta sobre a importância de manter-se ativo a fim de prevenir o isolamento e a depressão entre os idosos – principalmente em uma geração que os vê como frágeis, improdutivos, adoecidos, acomodados e, por tanto, trabalhosos. A fim de combater o etarismo, o gerontólogo ensina a conservar essa inclusão da população 60+ em todas as esferas da sociedade: não excluí-los do mercado de trabalho e inseri-los em atividades sociais e culturais são alguns exemplos. 

O envelhecer acorda conosco todos os dias, desde o primeiro suspiro que damos. Nascemos e no instante seguinte já estamos mais velhos [...] acolher o envelhecimento é aceitar a finitude de todas as coisas, é abraçar a impermanência e entender que tudo é passageiro. Tudo acaba, inclusive nós. Entendo que é essa negação da impermanência da vida que nos faz empurrar com a barriga as escolhas e as atitudes que temos de adotar o quanto antes para envelhecer de maneira bem-sucedida. (De volta ao começo, p. 40 e 41)



De volta ao começo, publicado pela Latitude, guia os leitores rumo ao despertar do envelhecimento consciente. Com uma escrita leve e bem-humorada, Ney Messias Jr. mostra de qual forma reconhecer e combater atitudes discriminatórias, além de evidenciar o quão necessário é valorizar a experiência e o conhecimento dos mais velhos.

Fica técnicaTítulo: De volta ao começo Subtítulo: Uma jornada pelo envelhecimento  Autor: Ney Messias  Editora/selo: Latitude ISBN do livro físico: 978-65-89275-57-2  ISBN do e-book: 978-65-89275-56-5  Edição/ano: 1ª/2024  Gênero: Autoajuda  Público-alvo: Adulto 35+ Número de páginas: 176  Preço: R$ 52,90  Onde encontrar: Amazon | E-commerce VR Editora | Principais livrarias do Brasil


Sobre o autor: Ney Messias Jr. é graduado em educação física pela Universidade do Estado do Pará. Iniciou sua carreira na comunicação em 1980 na TV Liberal como âncora de telejornais e editor-chefe do programa Bom Dia Pará; foi presidente da Fundação de Telecomunicações do Pará, e secretário de comunicação do governo estadual.  Formado em um protocolo científico de mindfulness, tornou-se especialista em gerontologia e hoje trabalha com programas de envelhecimento bem-sucedido, promovendo a saúde mental. Em 2022, participou da primeira edição do MasterChef+, para pessoas com mais de 60 anos.

Redes sociaisInstagram: @Seuneyzinho Facebook: @seuneyzinho Site: https://seuneyzinho.com.br/


Sobre a editora: A Latitude marcou um novo ciclo da VR Editora. Voltado ao aprimoramento pessoal e dedicada ao público adulto. Foi por meio do autor e psicólogo Marcos Lacerda que a Latitude deixou a sua marca nesse gênero literário cuja missão é provocar nos leitores uma mudança de vida por meio da reflexão sobre diferentes temas, como: saúde mental, finanças pessoais, negócios, espiritualidade, sociedade, empoderamento feminino entre outros. Desse modo, Latitude pretende ser uma bússola por meio da qual cada leitor possa encontrar sua rota em direção um futuro promissor.

Acompanhe a editora nas redes sociais: @latitudelivros

Comments


bottom of page