top of page

The Town 2025: festival soma mais de 326 mil menções em canais digitais no segundo fim de semana

O The Town, festival de música, cultura e arte que movimentou São Paulo nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro, repercutiu em mais de 464.333 publicações nas redes sociais. Durante os dias 5 a 08 de setembro foram registrados mais de 137.993 comentários, enquanto entre os dias 12 a 15 de setembro, foram monitoradas 326.340 publicações sobre o tema, ou seja, um crescimento de 136% se compararmos a primeira e a segunda semana do evento.


ree

A análise, realizada pela STILINGUE by Blip, plataforma multicanal voltada para criar melhores experiências digitais entre marcas e consumidores, através do social listening e do potencial da inteligência artificial, acompanhou as conversas e impressões de internautas sobre o festival e indicou que o X, antigo Twitter, foi a plataforma preferida dos internautas para publicações, seguida do Instagram, depois Facebook e por último os portais de notícias.  No primeiro final de semana 94% das conversas estiveram no X, 4,4% no Instagram, 0,8% no Facebook e 0,6% em portais de notícias. No segundo final de semana, 95% das conversas foram no X, 3,8% no Instagram, 0,8% no Facebook e 0,4% nos portais de notícias.

Nas duas semanas de evento, a Seara se destacou entre as marcas patrocinadoras. No primeiro final de semana, a empresa promoveu uma experiência chamada “Match perfeito” com ativações que combinaram música e alta gastronomia, indicando produtos como hambúrgueres 100% Angus e o novo “Bolovo”. A ação rendeu comentários de mais de 645 usuários e deixou a fabricante de alimentos como a patrocinadora mais citada nas mídias sociais. Já a segunda semana do evento trouxe 4.472 publicações de internautas sobre a marca, também firmando a Seara como a mais comentada, seguida pelo iFood e Coca-cola. 

De acordo com o levantamento da última semana do The Town, o iFood incentivou a interação com o público oferecendo prêmios e experiências exclusivas para aqueles que mais engajaram nas redes sociais durante o evento. A Coca-Cola, em terceiro lugar, apostou na presença de influenciadores e participantes do evento no espaço Coke Studio, onde realizou shows ao vivo e viralizou com a ativação de personalização de seus brindes. Durante todo o período, foram mais de 96.745 menções às marcas. Riachuelo, Porto, Itaú, Volkswagen, Eisenbahn e Vivo também se destacaram nas redes sociais.

“Ações de marketing presenciais e digitais se complementam. Como o social listening é a estratégia de coletar, classificar e analisar menções em mídias digitais, no caso de um grande evento, como o The Town, ele permite entendermos os temas que transbordam do presencial para o digital também, gerando mais conversas sobre a marca", explica Menedjan Morgado, Gerente de Marketing Insights da Blip. 

Palcos no The Town 

O monitoramento indicou que os palcos concentraram um total de 2.571 publicações na primeira semana e 6.281 comentários na segunda. No primeiro final de semana, os shows no palco The One (1.121 publicações) tiveram performances de artistas como Lauryn Hill, Pitty e Iggy Pop, que trouxeram nostalgia e conexão com o público. No palco principal, o Skyline (930 menções), houve a repercussão do Travis Scott e Green Day, além da interrupção do show do Don Toliver por motivos de segurança. E em terceiro lugar, o palco Factory (198 comentários) teve a presença do Tihuana que celebrou 25 anos de carreira com a participação especial de Andreas Kisser, do Sepultura. Na sequência, tiveram os palcos Quebrada com 193 publicações, São Paulo Square com 65 menções e The Tower Experience com 64 comentários.  

No segundo final de semana, os shows no palco The One (2.727 publicações) foram marcados pelos shows de artistas como Priscilla, Ludmilla, Joelma e Lionel Richie. Já o palco principal, o Skyline (2.473 menções), teve grandes nomes como Mariah Carey, Camila Cabello e Jessie. Em terceiro lugar, o palco Quebrada (528 comentários) se destacou por performances de artistas como Duquesa, Péricles e Criolo, que trouxeram uma mistura de ritmos e representatividade cultural ao festival. Depois, seguiram os palcos Factory com 401 menções, São Paulo Square com 76 publicações e The Tower Experience também com 76 menções. 

Metodologia STILINGUE by Blip

Para fazer um social listening abrangente, o monitoramento levou em consideração  os canais como X, Facebook, Instagram, Blogs, Portais, BlueSky, Fóruns e Reclame Aqui. Os rankings apresentados refletem o volume de menções associadas ao evento, ou seja, o volume de publicações sobre os patrocinadores só foi considerado a partir dos termos relacionados ao festival (como o nome e a hashtag do evento) e foram utilizados como filtro. Houve também a contabilização do número de usuários únicos.

Sobre STILINGUE by Blip

A STILINGUE by Blip é uma plataforma multicanal voltada para criar melhores experiências digitais entre marcas e consumidores, através do social listening e do potencial da inteligência artificial. A empresa oferece aos seus clientes uma escuta ampla e em tempo real das conversas derivadas das redes sociais, avaliações em sites e aplicativos, notícias, CRM e demais canais públicos e privados. A STILINGUE by Blip é a única plataforma com IA e Processamento de Linguagem Natural desenvolvida para português brasileiro que entende o comportamento do consumidor e realiza análises de mercado. Em 2022, a empresa foi adquirida pela Blip e, hoje, são as principais plataformas em inteligência conversacional. Mais informações em https://stilingue.com.br/


 
 
 

Comentários


bottom of page