Torneio de esgrima atrai paraenses para competição neste fim de semana em Belém


A esgrima é um dos esportes mais tradicionais da história do esporte e começou a ser disputada nas Olimpíadas de 1896, em Atenas, na primeira edição dos jogos olímpicos da era moderna. Aqui em Belém, a referência no esporte é a Escola Grão-Pará de Esgrima, única escola federada do Norte e Nordeste do Brasil, e que neste final de semana de 30 a 31 de Julho promove o Torneio e Demonstração de Esgrima Olímpica e Paraolímpica, a partir das 13h na praça de alimentação do Shopping Bosque Grão-Pará.

O principal objetivo do esporte é tocar o adversário com uma das armas brancas utilizadas, como a espada, o florete e o sabre, de acordo com a modalidade da disputa – sem que haja contato corporal. No torneio, as categorias serão divididas por idade, desde o infantil, até o adulto; por gênero feminino e masculino; e por categoria paraolímpica. No primeiro dia de competição, disputam a categoria infantil, pré-cadete e cadete. Já no segundo dia, quem comanda a disputa é a categoria principal de adulto livre.

A competição inicia e finaliza cada categoria no mesmo dia, tendo, inicialmente, uma fase classificatória onde todos jogam com todos em disputas de 1 round de 3 minutos ou 5 pontos e, em seguida, a fase eliminatória, em jogos de 3 rounds de 3 minutos ou 15 pontos.



Para Moisés Carvalho, mestre de Esgrima, a importância desse evento acontecer no shopping está relacionada com a possibilidade de mais pessoas conhecerem e terem acesso à modalidade em Belém. “Apesar de ser um esporte que está presente nas olimpíadas desde a era moderna, é pouco conhecido aqui no Brasil, em particular no Norte e no Nordeste. O nosso país tem uma cultura que prioriza esportes de massa, ou seja, em que muitos atletas participam simultaneamente da mesma competição e por a esgrima ser um duelo, acaba se tornando menos atrativo para a população”, explica Moisés.

A estimativa é que participem da competição 25 atletas incluindo todas as modalidades do esporte. O torneio conta com a presença dos alunos da Escola Grão-Pará, do colégio militar de Belém e do clube Barroca Tens Club de São Paulo. Ainda é aguardada a presença dos alunos do projeto social Mais Esgrima, que leva a modalidade olímpica para crianças e jovens de escola pública, de forma totalmente gratuita.

Para João Vyctor Fonseca, gerente do Shopping, promover esportes no mall é uma forma de criar um ambiente dinâmico ao incentivar boas práticas de saúde contra o sedentarismo, além de incentivar a inclusão social. “O Grão-Pará tem se tornado uma referência na prática de esportes e exercícios físicos, aqui no estado, com opções que vão desde esportes de praia, até academia e crossfit. Isso tem atraído um público diverso e fiel ao Bosque, que vem aqui em busca de uma vida mais saudável”, finaliza.




NOTA SOBRE ESGRIMA

Nos dias 30 e 31 de julho, a Escola Grão-Pará de Esgrima promove o Torneio e Demonstração de Esgrima Olímpica e Paraolímpica, a partir das 13h na praça de alimentação do Shopping Bosque Grão-Pará. A esgrima é um dos esportes mais tradicionais da era moderna e está presente nas Olimpíadas desde 1896 e o principal objetivo do esporte é tocar o adversário com uma das armas brancas utilizadas, como a espada, o florete e o sabre.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square