Tv Liberal lança documentário "João de Nazaré"

Nos dias 2 e 9 de outubro, mês que os católicos comemoram a maior festa religiosa do Brasil, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a TV Liberal, afiliada Globo no Pará, vai exibir, após o Jornal Hoje, o documentário "João de Nazaré". O especial dirigido pela cineasta Angela Zoé e roteirizado pelo jornalista André Laurent traz depoimentos inéditos do jornalista, professor, pesquisador e imortal da Academia Paraense de Letras, João Carlos Pereira. João Carlos foi vítima da covid-19, em novembro de 2020.



O ponto de partida para o longa foram as gravações realizadas por Zoé ainda em 2018, quando iniciou a produção do documentário. Inicialmente, a cineasta desembarcou em Belém para registrar a grande procissão que ocorre todo segundo domingo de Outubro, levando cerca de dois milhões de pessoas para as ruas da capital paraense. Porém, diante da riqueza cultural e religiosa, o projeto precisou ser reformulado.

Com a chegada na pandemia do novo Coronavírus ao Brasil, em março de 2020, as gravações foram suspensas. João Carlos Pereira seguiu comentando sobre o Círio de Nazaré na TV Liberal, como sempre fez por 19 anos. Em 2020, João foi para as ruas contar histórias do 228° Círio, que precisou passar por profundas transformações por causa da pandemia. Ainda em outubro, testou positivo para covid-19 e, no dia 10 de novembro, morreu aos 61 anos.

Como forma de homenageá-lo, o trabalho, então, foi resigficado pelo jornalista André Laurent, que mergulhou em mais de 30 horas de gravações para elaborar o roteiro do documentário. A partir de um poema que João escreveu sobre o Círio em cinco sentidos, foi possível relembrar como eram os eventos que compõem a festividade antes da pandemia, ouvir pessoas próximas e fazer uma imersão na história a partir dos depoimentos inéditos deixados por João Carlos Pereira.

A produção traz ainda a participação especial da filha Mariana Pereira, que fez preparação vocal com a fonoaudióloga Márcia Salomão e deu voz a textos escritos pelo pai. A trilha sonora foi composta pelo violonista Salomão Habib com violões que trazem uma história especial e cheia de emoção.

Serviço:

Documentário João de Nazaré

Direção-geral: Angela Zoé e André Laurent

Exibição: 2 e 9 de outubro, após o JH, na TV Liberal

Duração: 38 minutos

Censura livre

Posts Em Destaque
Posts Recentes