top of page

Vale Música Belém celebra 20 anos com concertos em três capitais

O som vibrante das obras de Tchaikovsky e Rachmaninov estão pelos corredores da sede da Fundação Amazônia de Música nos últimos dias. Em preparação para novo concerto, a Orquestra Jovem Vale Música (OJVM) está com uma agenda rigorosa de ensaios ainda mais especial: o grupo de 72 músicos seguirá em turnê fora do estado em comemoração aos 20 anos do projeto Vale Música Belém. Os jovens talentos da região metropolitana que conheceram o poder transformador da música por meio do projeto, embarcam no dia 28/6 para apresentações, nos meses de junho e julho, em importantes salas de concerto de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.



Desde a sua fundação, o projeto Vale Música vem desempenhando um papel importante na vida cultural e educacional de crianças e jovens da capital paraense. Sob a liderança da musicista Glória Caputo, a iniciativa tem como missão democratizar o acesso à música, oferecendo educação musical de qualidade para talentos de Belém e região metropolitana.

“Começamos as comemorações dos 20 anos do projeto com o público de Belém, com um belo e memorável concerto no Theatro da Paz em maio, destaca a musicista e coordenadora técnica do projeto, Marília Caputo.


E as expectativas para a turnê são as melhores. “Agora no final de junho, partimos para mostrar e comemorar em palcos importantes do cenário da música no Brasil, o talento e o trabalho inspirador de nossos alunos e professores. Temos muito a comemorar! Porque ao longo de duas décadas, presenciamos resultados fantásticos: nossos jovens, oriundos de rede pública de ensino e muitos em situação de vulnerabilidade social puderam encontrar na música um caminho para a realização pessoal e profissional. Impulsionados por seus sonhos, um imensurável potencial, além de muitas horas de estudo, esses jovens são testemunhas do poder transformador da educação musical. Creio que com esse repertório apaixonante e de muita energia, nossa turnê será sem dúvida, inesquecível!”, ressalta Marília.


Para abrilhantar ainda mais o espetáculo, a turnê, que contará com a regência do maestro Renan Cardoso, terá como convidado Vitaly Pisarenko, pianista ucraniano e expoente da música clássica que vem ao Brasil exclusivamente para a ocasião. A turnê 2024 em celebração aos 20 anos do Vale Música Belém, assim como o projeto, tem patrocínio do Instituto Cultural Vale e do Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura.


“Acompanhar o crescimento e a consolidação do Vale Música em Belém ao longo desses 20 anos é motivo de muito orgulho para o Instituto Cultural Vale. São momentos especiais como este que evidenciam a importância desta rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes e músicos de orquestras profissionais, que é o Programa Vale Música. A partir desta conexão, por meio da música, esses jovens ganham o mundo através de experiências que os guiam em um caminho de novas possibilidades para o futuro”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.


Turnê Vale Música 20 anos

No dia 30 de junho (domingo), a capital paulista receberá o primeiro concerto da turnê na Sala São Paulo, às 11h, dentro da programação do Festival de Campos do Jordão. No repertório, duas obras emblemáticas do repertório sinfônico orquestral: “Abertura-Fantasia de Romeu e Julieta”, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, e o “Concerto para Piano Nº 2 em dó menor, Op. 18”, de Sergei Rachmaninov.


O público da “cidade maravilhosa”, Rio de Janeiro, poderá conferir o concerto na Sala Cecília Meireles, na Lapa, no dia 3 de julho (quarta-feira), às 19h. Já a capital mineira receberá o concerto de encerramento, no Teatro do Centro Cultural Unimed Minas-BH, dia 5 de julho (sexta-feira), às 20h30.


Sobre o Vale Música Belém

Desde 2004, o Vale Música Belém modifica a vida de alunos do ensino público, formando músicos profissionais que atuam no Brasil e no Exterior. Já são mais de 5 mil pessoas impactadas por meio do ensino e da aprendizagem musical. Atualmente, o projeto atende 300 crianças e jovens. Além da OJVM, atualmente o projeto Vale Música Belém mantém os seguintes grupos musicais regulares: Coral Vale Música, Conjunto de Flautas Doces, a Banda Sinfônica, Grupo de Percussão, Orquestra de Violinos, Orquestra de Cordas, Orquestra Infanto Juvenil Vale Música e diversos conjuntos de música de câmara formados pelos alunos.


O projeto integra o Programa Vale Música, de autoria do Instituto Cultural Vale, que mantém uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país.


Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.


Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Comments


bottom of page