Websérie 'Sampleados pelo Interior' chega nesta sexta-feira, 22 de abril

Depois de conquistar o público paraense com episódios que reuniram grandes nomes e músicas do repertório popular paraense em uma websérie cheia de bom humor, o Sampleados pegou a estrada e atravessou rios para gravar o ‘Sampleados pelo Interior’, uma coletânea de quatro filmes criados e filmados em quatro diferentes municípios do interior do Pará. O primeiro a ser apresentado é o “Especial Marajó”, gravado em Soure, e que será lançado nesta sexta-feira, 22 de abril, às 20 horas no canal da Platô no Youtube. O projeto que busca divulgar e valorizar a cultura paraense tem patrocínio da Equatorial Energia via Lei Semear.


Apesar de criado em 2015 e contar com duas temporadas, esta é a primeira vez que o Sampleados sai de Belém. Para o filme de estreia, foram feitas audições em agosto de 2021 na cidade de Soure para conhecer artistas, cantores, dançarinos, instrumentistas e poetas locais e, a partir daí, foi montado o roteiro sob medida para a cidade, contemplando seus interesses turísticos e a cultura local.


O projeto segue apresentando um repertório que mistura clássicos da música paraense de diferentes épocas, mas também abriu espaço para músicas originais de artistas de Soure, músicas tradicionais do Grupo Folclórico Cruzeirinho Mirim, um dos mais tradicionais grupos de Carimbó do Estado, e referências eletrônicas de músicas paraenses que estão ganhando o mundo, como as regravações da Cia do Calypso feitas pela Pabllo Vittar.


“Nossa contribuição é através da renovação e resgate de músicas que já fizeram sucesso, aliando com novas dicas de composições que têm sido criadas no nosso estado. A websérie ‘Sampleados’ teve uma boa aceitação entre os paraenses e, assim, somos uma isca para que o público conheça os artistas e suas músicas originais através dos nossos mashups”, conta o diretor do projeto, Leo Platô.



No primeiro filme, são aproximadamente 24 músicas, todas com produção musical de William Love, natural de Abaetetuba-PA, que conquistou o Brasil como integrante do grupo Gang do Eletro. Destaque para as músicas ‘Pimenta de Cheiro’ de Marcela Martins, do Marajó, ‘Indauê Tupã’ e as músicas da Companhia do Calypso ‘Thic Bum’ e ‘Zap Zum’, regravadas pela Pabllo Vittar em seu último álbum que traz suas referências musicais paraenses, além de carimbós de grupo de Soure e composições da Pajé Zeneida Lima. “A música paraense tem seu espaço na música global e precisa ser cada vez mais potencializada através das mídias para também estar presente na cena brasileira”, conta Leo.


Sampleados especial de Marajó é uma novela musical dividida em três capítulos, totalizando 17 minutos e foi gravada em 2021 e tem mais de 30 pessoas na produção. Dirigido, filmado e editado por Léo Platô e com produção musical assinada pelo William Love, o roteiro colaborativo é assinado por Aline Xana, William e Leo. No elenco, as cantoras Fênix Ribeiro, da Cia do Calypso, Júlia Passos, e o DJ Will Love, ex-Gang do do Eletro, dividem o protagonismo com os artistas do Marajó selecionados nas audições realizadas em 2021 como Ticyane Silva, que interpreta a ‘Vaqueira Apaixonada’, Mc Recruta, Gil Marajoara, Everaldo do Cruzeirinho e Marcela Martins, além de personagens da cidade como o Madson, o Embaixador do Marajó. O roteiro conta a história de uma sereia que decide passar um final de semana nas praias de Soure e, ao longo do filme, serão apresentados diversos ‘Marajós’, da paisagem rural das fazendas às aparelhagens de Tecnobrega da cidade.


Entendendo a importância de dar voz à comunidade local, o projeto contou com a parceria de associações de Carimbó da ilha e trouxe a comunidade para dentro da história, interagindo com aqueles que ainda vivem a cultura no cotidiano. Com uma linguagem simples e didática, o filme também se propõe ao ensino do ritmo e da dança do Carimbó. No dia 1º de abril, o filme foi apresentado em primeira mão para os moradores de Soure. Depois dessa exibição exclusiva, o filme

será disponibilizado no dia 22 de abril na internet, no canal da Platô no YouTube.


“Nós queremos que o filme seja um convite para conhecer a Ilha, que seja uma vitrine para artistas que fomentam a música na região, que seja um abraço para quem ama a nossa cultura e gosta de ver ela bem representada na internet, e que as pessoas possam ter orgulho de ser paraense”, conclui Leo.


Os próximos filmes serão em Icoaraci com o “Especial de São João”, em Abaetetuba com o “TecnoLove’ e finalizando com o “Especial de Ribeirinho” em Portel, no rio Pacajá.


Sampleados - é uma webserie musical lançada em 2015 que usa trechos de músicas paraenses em mashups para criar uma nova narrativa. Os grandes sucessos passaram a ser recontados visualmente em videoclipes musicais, reunindo antigos e novos artistas nos webvideos. Uma iniciativa independente, realizada por uma equipe de estudantes de graduação de Comunicação Social como experimento acadêmico, o Sampleados agradou o público e deu grande visibilidade para a Platô Produções.

Depois de seis anos do Projeto Sampleados, a Platô criou o Projeto Sampleados pelos Interiores com a necessidade de visibilizar a cultura dos municípios do Pará servindo como uma vitrine para as cidades visitadas, para os artistas, compositores, músicas, além de chamar atenção para o turismo local, para manutenção da tradição viva e para a cultura paraense através da internet.

O Sampleados já possui 12 episódios no ar e um especial de 11 minutos que são acessados diariamente por pessoas do mundo inteiro.


Serviço:

| O quê: Lançamento do filme Sampleados especial de Marajó

| Onde: Youtube Platô (https://www.youtube.com/c/TvPlat%C3%B4)

| Data: 22 de abril de 2022 (sexta-feira)

| Horário: 20h

| Classificação: Livre

| Informações: @tvplato


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square