top of page

Zico lança projeto social de futebol no Pará

Foi dado hoje o pontapé inicial para um campeonato que vai unir a paixão pelo futebol e o desenvolvimento social. Ídolo do Flamengo e da Seleção Brasileira de Futebol, o ex-jogador Zico esteve no Pará para o lançamento oficial de seu projeto de futebol com crianças e jovens no estado. O projeto Zico 10, que chega ao sudeste paraense com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, colocará em campo cerca de 200 crianças e jovens, praticando uma atividade esportiva que contribui para o fortalecimento do senso de responsabilidade, saúde e coletividade, além de inúmeros outros benefícios que o esporte proporciona.


Para simbolizar esse lançamento, o maior artilheiro do Maracanã acertou mais um gol, mas desta vez, na rede do campo de futebol da Vila Bom Jesus, zona rural de Canaã dos Carajás, onde funcionará a unidade do projeto. “A escola de futebol Zico 10 está muito feliz de poder estar aqui na Vila Bom Jesus no Pará. É uma chance boa para as crianças da região. A metodologia da escola não é só formar jogador de futebol, o objetivo é formar o cidadão e daqui você poder seguir para qualquer outra atividade”, destacou Zico.



O espaço será reformado pela Vale com recursos próprios da empresa. Para melhor acomodar o projeto, seu Getúlio Santos, dono da propriedade e que cedeu o campo para que o projeto seja desenvolvido, recebeu o ex-jogador e não conteve a emoção.

“É uma emoção que não sei como expressar de ter uma pessoa como o Zico na nossa comunidade é uma emoção que não sei manifestar o quê que eu estou sentindo. Desejo com esse projeto o melhor possível. Como eles disseram que o objetivo aqui seja formar jogadores, mas sim formar cidadão, que todos aqueles que pisem neste gramado saiam daqui um cidadão de bem, é isso que desejo” disse Getúlio Santos.


Em seguida, Zico foi para o Sossego, unidade de mineração de cobre da Vale na cidade, onde aconteceu a cerimônia de lançamento do projeto. O evento contou com a presença da prefeita municipal de Canaã, Josemira Gadelha, do presidente da Câmara de Vereadores de Canaã, Dinilson José entre outras autoridades e representantes da comunidade.



O Diretor de Gestão de Territórios da Vale, Marcelo Klein, destacou que o projeto visa principalmente contribuir para o desenvolvimento social da região, por meio de ações focadas nas crianças, mas que trazem benefícios para todas as famílias envolvidas. “O esporte é uma importante ferramenta de inclusão e a escola de futebol Zico 10 vem se unir a um conjunto de investimentos que temos realizado na região, alinhados às políticas públicas, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das comunidades nos campos da educação, da saúde, da cultura e do lazer. E ter um ídolo como o Zico à frente do projeto, uma referência como atleta e cidadão para várias gerações, é motivo de orgulho para todos nós”, acrescentou Klein.


Projeto deverá beneficiar 200 crianças e jovens. Crédito Foto: Jefferson Almeida


A metodologia de ensino da escola de futebol foi desenvolvida de acordo com os critérios estabelecidos por Zico e sua equipe. O principal diferencial é reconhecer em cada criança suas características próprias e, desta forma, proporcionar autoconfiança, condição de sucesso e diversão. A equipe de coordenação e os professores estão sendo selecionados localmente e serão capacitados na metodologia Zico 10. Em breve serão divulgadas informações sobre as inscrições. A previsão é que as aulas iniciem a partir de novembro. Pará conta com 41 iniciativas patrocinadas pela Vale A Vale patrocina, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, projetos que dialogam com a atuação social da empresa e levem benefícios diretos para as comunidades. No último ano, a Vale e as empresas do grupo aprovaram o patrocínio de 86 projetos esportivos de várias modalidades e manifestações com cunho social, as quais se desdobram em 279 iniciativas em todo o Brasil. No Pará são patrocinadas atualmente 41 iniciativas em dez municípios, ultrapassando R$ 19 milhões em recursos incentivados para projetos de esporte.

Comments


bottom of page