top of page

Ópera do Malandro com Amaury Lorenzo e José Loreto

Um dos maiores sucessos do teatro nacional volta aos palcos com montagem inédita, a partir de 23 de janeiro de 2026, em São Paulo. Ópera do Malandro - Musical, um espetáculo de Chico Buarque, na visão de Jorge Farjalla, com direção musical de Gui Leal, estreia no Teatro Renault e faz curta temporada até 15 de março.


Uma ode a Chico Buarque, à brasilidade das canções e ao musical brasileiro, a montagem do Ópera do Malandro - Musical, na visão de Jorge Farjalla apresentará uma adaptação da obra para a celebração dos quase cinquenta anos do texto, bem como sua importância no cenário do teatro musical no Brasil, ligando a encenação à obra original de Brecht, “Ópera dos Três Vinténs” e ao universo do sincretismo popular da umbanda, trazendo as referências das entidades do “povo da rua” para as personagens do texto de Chico Buarque, contemporizando o texto e as canções dentro de uma estética única e inovadora, colocando o público ainda mais participativo e julgado da obra, buscando um tom ainda mais festivo para quem assiste ao espetáculo.


FOTO: MAURICIO NAHAS
FOTO: MAURICIO NAHAS

O espetáculo é uma realização da Palco 7 Produções , de Marco Griesi e da Solo Entretenimento , de Daniella Griesi , continuando a parceria de longa data com o premiado diretor Jorge Farjalla , iniciada com a aclamada montagem de “O Mistério de Irma Vap” que rodou o país de 2018 até 2022, estrelada por Mateus Solano e Luis Miranda - que será em breve remontada com Marcus Majella e Rodrigo Sant'anna, seguida por “Brilho Eterno” , em 2022, com Reynaldo Gianecchini e Tainá Müller. Mais recentemente, em 2024 o trio assinou o sucesso “Clara Nunes, A Tal Guerreira – O Musical” , que marcou a estreia de Vanessa da Mata no teatro musical, além de ter sido a primeira montagem nacional de um musical a ocupar o palco do Teatro Renault, em São Paulo.


Com sessões de sexta à domingo, os ingressos já podem ser adquiridos pela internet (www.ticketsforfun.com.br) e na bilheteria oficial (Teatro Renault). Ópera do Malandro - Musical é apresentado pelo Ministério da Cultura. A produção é da Palco 7 Produções, de Marco Griesi, Solo Entretenimento, de Daniella Griesi.


ree

O elenco dessa montagem especial conta com José Loreto (Max Overseas Navalha), Carol Costa (Teresinha), Totia Meirelles (Vitória Régia), Ernani Moraes (Duran), Amaury Lorenzo (Tigrão/Chaves), Valéria Barcellos (Geni), Andrezza Massei (Lucia), Ana Luiza Ferreira (Fichinha), Isaac Belfort (Barrabás), Marya Bravo (Dóris Pelanca/Cover Vitória Régia), Mateus Ribeiro (Phillip Morris/Cover Barrabás), Patrick Amstalden (Johnny Walker/Cover Max Overseas Navalha), Larissa Grajauskas (Jussara Pé de Anjo/Cover Teresinha), Paulo Viel (Big Ben/Cover Tigrão/Chaves), Marina Mathey (Dorinha Tubão/Cover Geni), Rafael Machado (General Electric/Cover Duran), Carol Botelho (Mimi Bibelô/Cover Lucia), Giu Mallen (Shirley Paquete/Cover Fichinha), Preta Ferreira (Ensemble/Nega Saliva), Dai Ribeiro (Swing/Telma Sanfona) e Dion Seabra (Swing/Dealer).


Sinopse - Max Overseas Navalha é um contrabandista bem-sucedido, que se casa às escondidas com Teresinha, filha de Duran e Vitória Régia, donos de uma rede de bordéis e aspirantes à alta sociedade que, enfurecidos com o casamento, planejam um golpe contra o malandro. Duran e Max têm em comum um sócio, o delegado Chaves, que protege as atividades ilegais de ambos. Querendo prejudicar Max, Duran decide fazer ruir a torre de babel da corrupção que todos desfrutam. Cada um sai então em busca de seus próprios benefícios às custas da extorsão dos outros, de mentiras e traições. Numa festa à brasilidade, à cultura popular e ao folclore, o musical celebrará a umbanda e o povo da rua para contar a história de um texto que marcou uma geração e que se consagra até os dias atuais como um marco no Teatro Musical Brasileiro.


ree


FICHA TÉCNICA

Texto: Maria Rita Brada Murtinho, Marieta Severo, Luiz Antônio Martinez Corrêa, Chico Buarque, João Maurício Branco Sette e Carlos Alberto Mendes Gregório.

Texto e Músicas: Chico Buarque.

Direção Geral, Encenação e Adaptação: Jorge Farjalla.

Direção Musical: Gui Leal.

Direção Coreográfica: Leilane Teles.

Cenografia: Chris Aizner.

Designer de Luz: Gabriele Souza.

Designers : Randal Juliano.

Figurino: Jorge Farjalla e Ùga Agú.

Visagismo: Simone Momo.

Direção de Arte: Kelson Spalato.

Produção de Elenco: Giselle Lima.

Produção Geral: Marco Griesi e Daniella Griesi.

Produção: Palco 7 Produções e Solo Entretenimento.

Realização: Ministério da Cultura.


 
 
 

Comentários


bottom of page